quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Doce de Tomate

Adoro esta época do ano. Com muita fruta e vegetais para fazer compotas e conservas. 

No fim-de-semana fui a casa da minha avó e ela ofereceu-me 3 tomates coração-de-boi lindos, perfumados e enormes. 

Para eu fazer salada, iriam acabar por se estragar e a minha arca está cheia (para os congelar). Por isso decidi fazer doce de tomate. 

Sou picuinhas em relação ao doce de tomate. Não gosto de grainhas e detesto peles. 

As grainhas ainda as poderia tolerar, mas aquelas peles, nem pensar. E não me apetece estar a pelar tomates, por isso faço de uma maneira diferente. 

Ingredientes:

1 kg de tomate
750 g de açúcar
1 ou 2 paus de canela

Cortar o tomate em pedaços e tritura-los. Eu faço na Bimby, mas pode até ser com a varinha mágica. 

Coar tudo, para que as grainhas e as peles fiquem separadas da polpa do tomate (já com o molho de tomate caseiro faço o mesmo).

Colocar a polpa de tomate num tacho grande e largo e deixar ferver. Quando ferver, juntar o açúcar e os paus de canela. 

Deixar levantar fervura novamente e baixar o lume para o mínimo para ir fervilhando. 

Mexer com frequência, para não se colar ao fundo. Aproximadamente de 3 em 3 minutos dou uma mexidela (para não me esquecer de o fazer coloco o despertador do micro-ondas).

Colocar no frigorífico uns pratinhos para ficarem bem gelados e se testar o doce (como fiz aqui).

Colocar em frascos esterilizados (como mostro aqui).
Deixar arrefecer e estão pronto a degustar!


Notas: Há quem retire a espuma que se forma no topo quando o tomate está a começar a ferver. Eu não o faço porque assim que junto o açúcar essa espuma desaparece e eu fico na mesma com um doce límpido.

Sem comentários:

Enviar um comentário