terça-feira, 4 de outubro de 2016

Sopa de Peixe e Camarão

Quem vive sozinho sabe que apenas um ordenado no final do mês é mais difícil de gerir que dois. Há sempre mais malabarismos a fazer para que não sobre mês ao ordenado.

Um dos pequenos truques que uso é comprar peixe congelado (de muito boa qualidade pois é congelado assim que é pescado) ou comprar postas "menos nobres" do peixe.

A cabeça de peixe é geralmente barata e faz uma sopa maravilhosa pois tem muito mais sabor que uma posta. E ainda, muita carne.

Ingredientes:
1 cabeça de peixe (neste caso era a cabeça de um peixe-relógio), escamada
1 cebola (não muito grande)
1 dente de alho
300g de camarão cozido (opcional)
1 dose de tomate
1 dose de água de cozer o camarão (quando cozo camarão geralmente deixo a água ferver até reduzir e ficar uma água de camarão concentrada que depois uso como caldo)
1 molhinho pequeno de coentros (3 ou 4 pés)
macarronete
azeite
sal

Alternativa: no caso de usar camarões crus, descascá-los em cru, cozer as cascas e triturar tudo com a varinha mágica, passar o liquido por um passador de rede fina. Ou, no caso de não querer dar-se ao trabalho, usar um cubo de concentrado de marisco.

Claro que o camarão, nesta sopa, é opcional. Fica igualmente saborosa sem os camarões, usando apenas um caldo de marisco.

E vamos à receita.

Numa panela, colocar a cabeça de peixe e água fria, não precisa de muita, e quando a água estiver a ferver, adicionar um pouco de sal.

Descascar os camarões e cozer as cascas com o concentrado de água de camarão, passar com a varinha mágica depois desta ter estado  a ferver durante 5 minutos e coar com uma coador de rede fina.

Coar, também, a água onde se cozeu o peixe (é com essas águas que vamos fazer a sopa) e retirar todas as polpinhas que houver na cabeça do peixe. Reservar, juntamente com os camarões cozidos e cortados em pedaços mais pequenos.

Picar a cebola e o alho e colocar ao lume juntamente com a dose de tomate e um pouco de azeite. Se gostar, deixar refogar.
Eu prefiro adicionar logo um pouco das águas de cozedura e triturar tudo depois de uma pequena fervura, até ficar um caldo cremoso. Depois, adicionar água suficiente para cozer a massa e os pezinhos de coentros. Se as águas da cozedura não forem suficientes, adicionar água quente.

Quando a massinha estiver quase cozida, juntar o peixe e o camarão, só para deixar aquecer e está pronto!

No dia seguinte, para levar para o trabalho, tem uma maravilhosa massada de peixe. Sim, porque no dia seguinte, já não se parece nada com uma sopa pois a massa acaba por absorver o líquido.





Sem comentários:

Enviar um comentário