terça-feira, 4 de outubro de 2016

Figos em Calda

Estive em casa da minha avó materna e vim com um carregamento de figos.

Depois de comer os que me apeteceu e de fazer Doce de Figos com Vinho do Porto, fiz Figos em Calda. Receita de uma colega da minha mãe e uma grande doceira algarvia, Conceição Amador.

A D. Conceição tem uns livros fabulosos sobre doçaria algarvia. Foi ela que fez o meu bolo de aniversário dos 18 anos. Uma coisa linda de doce de amêndoa, chila e fios de ovos que maravilho toda a gente, enfeitado com 18 rosas vermelhas de doce fino. Estava lindo!!! Queria por fotos, mas não as encontro :'(.

Nem sei porque, ainda ontem fiz 18 anos rsrsrsrs.

E não esquecer de esterilizar tudo.

Ingredientes:

500g de figos (no meu caso eram pretos)
400g de açúcar
1 pau de canela
0.5 dl de água

Colocar, com cuidado, num tacho, os figos e por cima o açúcar, o pau de canela e a água.

Levar ao lume e deixar ferver, baixar a chama para lume brando e deixá-los fervilhar durante 20 minutos, sem mexer, para que não se desfaçam.

Depois colocá-los, com muito cuidado, dentro dos potes esterilizados e acabar de encher com a calda bem quente.

Fechar, sem apertar muito, e deixar arrefecer.

Dão para muitas utilidades, mas eu gosto mesmo deles é a acompanhar uma bola de gelado. Simples e saboroso.


Sem comentários:

Enviar um comentário