sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Quesadilla de Frango - Aproveitamento

Como já disse no post, em minha casa o peito de frango sobra. Por isso é congelado e quando me apetece, lá vou buscar um bocado para fazer algo rápido para o jantar.

Quando não me apetece cozinhar geralmente faço algo que leva pão. Uma sandes, uma torrada, uma tosta. Mas eu gosto especialmente de usar tortillas. Acho um tipo de pão muito versátil.

Por isso, numa noite de preguiça extrema e fomeca daquela, tive que fazer algo bem rápido!

Na minha arca há sempre queijo ralado congelado em doses pequenas. Em cima da bancada descongela em 10 minutos.

Ingredientes:
50g de queijo ralado (usei da queijo da Ilha porque gosto de um sabor forte, mas qualquer um que derreta serve)
50g de peito de frango desfiado
1/4 cebola pequena em cubos
1 tomate pequeno em cubos
1 colher de café de especiarias para fajitas (não são obrigatórias, mas acho que dá um sabor especial. Podem ser trocadas por coentros)

Nesta receita só há dois ingredientes obrigatórios - tortillas e queijo - tudo o resto fica à imaginação de cada um. Quesadilla de peixe, com um queijo mais suave e coentros. Quesadilla de carne picada. As combinações são infinitas.

O queijo terá mesmo que ser um queijo que derreta bem, para "colar" as duas tortillas.

Começo por pulverizar uma frigideira, grande o suficiente para a minha quesadilla, com óleo. E ponho-a a aquecer.
Em vez de pulverizada, pode ser apenas pincelada com óleo

Entretanto, é só montar a tortilha. Em cima de um prato (esta é uma dica importante) colocar uma tortilla, metade do queijo, o frango, a cebola, o tomate e as especiarias. Espalho o resto do queijo por cima e tapo com a outra tortilla.
Espremo bem com a palma da mão aberta e está pronta para ir para a frigideira.

É aqui que o prato se torna útil. É só puxar uma ponta da quesadilla para dentro da frigideira e deixar dourar de um lado e derreter o queijo. 2 ou 3 minutos são suficientes. Colocar o prato em cima da frigideira e com um movimento rápido (para não desmanchar a quesadilla) virar tudo de pernas para o ar. Voltar a introduzir a quesadilla na frigideira, puxando por uma pontinha, e deixar dourar do outro lado. Mais 2 ou 3 minutos.

E está pronta. É só cortar em 4 partes e servir.

Cortando em 8 partes serve como entrada ou aperitivo para acompanhar umas cerveja.


Sem comentários:

Enviar um comentário