Às vezes, apenas a sopa não alimenta e temos que fazer uma saladinha para acompanhar.
Quando andava na escola, à Segunda-Feira o almoço da cantina era algo mais... prático!!! Tal como salsichas com ovos ou peixe enlatado com ovo cozido e cenoura ralada crua. As delícias de qualquer criança :).
E uma das refeições era um peixe enlatado que eu adorava e não sabia o que era. Até que um dia, perdi alguma da minha timidez e lá perguntei o que era, porque sabia que não eram sardinhas nem atum. Mas também nunca tinha visto à venda: Cavalas!
Cheguei a comprar umas de uma marca muito conhecida, mas não era a mesma coisa! Até que há uns anos atrás as encontrei, o enlatado da minha infância: cavalas!
A textura, o sabor... era aquilo!!!
Ingredientes:
1/2 lata de cavalas (ou uma)
1 lata de 200g de grão
1 colher de sopa de cenoura ralada
1/2 pepino sem sementes
2 tomates pequeninos
1/4 de cebola
sal
oreganos
azeite
vinagre
Cortar o tomate, a cebola e o pepino em cubos. Escorrer e lavar o grão. Escorrer as cavalas. Temperar com sal, azeite, vinagre e oreganos.
Mexer tudo e está pronta!
Ok, se calhar não é uma receita, mas às vezes faltam-nos ideias sobre o que fazer para o jantar, não que não se saiba cozinhar.
Nota: Se a salada for para trazer para o trabalho no dia seguinte, não temperar toda. Dividir logo, colocar metade na caixa de plástico para trazer e acondicionar os temperos à parte.
Nota 2: Guardo o óleo e o resto das cavalas numa pequena caixinha. Ou então ponho tudo... depende da vontade :)
Sem comentários:
Enviar um comentário