quinta-feira, 30 de junho de 2016

Batatas no Forno com Alecrim (e Salmão)

Esta não é uma receita super rápida, mas tem a conveniência de poder ser cozinhada sem termos que estar na cozinha.

Até eu que não sou apreciadora de batatas gosto destas.

São super gulosas e podem ser um acompanhante de carne ou de peixe. Neste caso: salmão.

Ingredientes:

2 batatas grandes
50 ml de azeite
1 colher de sopa de alecrim
sal grosso
4 ou 5 dentes de alho
2 tranches de salmão

 

 Estas batatas podem ser cortadas de qualquer maneiras. Às rodelas, cubos ou gomos. Eu prefiro ao gomos pois acho que ficam mais crocantes.

A primeira coisa a fazer, depois de as cortar, é colocá-las cerca de 10/15m em água a ferver com sal.

Depois escorrem-se e na mesma taça (há que usar o mínimo de loiça possível, para ter o mínimo para arrumar) colocamos o azeite, os alhos e o alecrim, misturamos e por fim introduzimos as batatas e mexemos para as temperar bem.

Num tabuleiro (eu uso a grelha do forno embrulhada em papel de alumínio para ter menos para lavar no final) colocamos as batatas estendidas sem as sobrepor. E vão ao forno por cerca de 20 m a 200º.




Passado o tempo voltamos as batatas para dourarem dos dois lados e colocamos o peixe por cima (o meu forno é pequeno). E deixamos mais cerca de 20m.

No caso de gostarem das batatas mais assadas podem ficar mais tempo no forno.


Eu tempero o peixe no resto do azeite que sobrou de temperar as batatas.



E é só servir :) 


Nota: No dia seguinte o salmão pode ser aquecido no micro-ondas. As batatas comem-se bem frias e não ficam lá grande coisa aquecidas no micro-ondas.


Sem comentários:

Enviar um comentário