sexta-feira, 3 de junho de 2016

Arroz Branco

Um das maiores dificuldades na cozinha, para mim e para muita gente, é fazer arroz branco.

Ok, cozer arroz, toda a gente sabe, mas aquele arroz soltinho e sequinho que parece rebolar do prato, nem sempre é fácil fazer.

O meu arroz branco (e não só) é sempre feito no micro-onda. Sinceramente, arroz  branco bem cozinhado, só sei fazer no micro-ondas. No fogão nunca me saiu bem.

No fogão, a única coisa que me sai bem é arroz malandrinho, como arroz de polvo.

Sempre li que para cada medida de arroz deveria ser colocado duas medidas de água. Eu não uso essa medida. Para dizer a verdade nem sabia que medida usava até hoje. Sempre coloquei o arroz e depois água fria a cobrir até mais ou menos dois dedos de água acima do arroz. Hoje, para que pudesse colocar medidas exactas, dei-me ao trabalho de medir tudo.

Rácio: 1:3 - 1 de arroz para 3 de água fria (e uma pitada de sal, pouco porque o arroz branco geralmente leva um molho por cima).

Esta é a chávena que uso.
Para mim, uma chávena destas dá para 2 refeições de acompanhamento de arroz ou para uma refeição em que o arroz é o prato principal.

Tem exactamente 80ml (1/3 cup). Sim, fui medir :). Portanto: 80ml de arroz e 240ml de água e 20m no micro-ondas. Como já expliquei antes, cada micro-ondas é um micro-ondas e há que fazer experiências primeiro, talvez começar com 15m e verificar. Ou colocar um pouco menos de água e depois se precisar, acrescentar um pouco mais de água a ferver, para que o arroz não encrue.

O arroz que uso e gosto muito é (passe a publicidade): Arroz vaporizado do Continente.

Saí-me sempre bem.

Depois de cozido, eu uso um garfo para soltar os grãos e o deixar solto e leve. Há quem coloque manteiga, mas aí, para mim, deixa de ser arroz branco e passa a ser arroz de manteiga. Há quem o coloque no forno para secar, mas sinceramente, com estas medidas, a mim corre sempre bem.


Ainda não estou bem dentro disto e esqueci-me de tirar foto antes de por no micro-ondas, aqui tem 4m de cozedura.
Acabado de cozer.
Depois de mexido. Mexo sempre o arroz depois de sair do micro-ondas para soltar os grãos.
E no prato. Apesar da má qualidade da câmara, vê-se que está solto.

Sem comentários:

Enviar um comentário