Expliquei o que deu origem a este blogue: o desejo de uma amiga minha de comer pão quente em casa.
Eu também gosto de pão quente, acabadinho de cozer e vindo da padaria. Abri-lo e sair aquele vapor perfumado e logo a seguir passar a manteiga e vê-la derreter. Dar uma dentada e ouvir o estalar da crosta. É o paraíso na Terra.
Mas por outro lado também detesto ir às compras todos os dias, nem que seja para comprar pão. Por isso aprendi como descongelar pão para que pareça que acabei de chegar com ele do supermercado.
Pelo que já ouvi falar, a maioria das pessoas não gosta de pão descongelado no micro-ondas, pela simples razão que não o sabem descongelar.
Há quem diga que fica mole ou que quando arrefece fica duro. Tudo isso é verdade, SE for descongelado de forma incorrecta.
Da mesma maneira que não metemos algo no fogão e nos vamos embora esperando que tudo corra pelo melhor, também não o podemos fazer com o micro-ondas.
Descongelo pão no micro-ondas há anos e sempre me corre bem (a não ser que me distraia com algo e aí... só o forno me salva. Mas vamos por partes.
Cada micro-ondas é um aparelho diferente e temos que aprender a mexer com o nosso. Da mesma maneira que aprendemos a mexer no nosso forno (sabemos que há uma parte que aquece mais, ou que é um pouco inclinado e rodamos a forma a meio para que fique bem cozido, etc). O tempo que vou dar é relativo ao meu aparelho que tem uma potencia de 800W e é electrónico, dando-me uma medida de tempo exacta. No caso de um aparelho mais antigo que não tem o tempo tão exacto... é para isso que serve o temporizador do telemóvel :).
Descongelar no micro-ondas: 15 segundos na potencia máxima e abres a porta. Esta é a regra base. Mas nem sempre está descongelado ao fim de 15 segundo, por isso, voltas o pão de barriga para cima e adicionas mais 5 segundos. E se não estiver, mais 5. Não deve estar totalmente descongelado, deves sentir o centro ainda um pouco rijo do gelo, mas deixas descansar uns segundo, enquanto preparas o conteúdo da tua sandes e quando o cortares, estará estaladiço e pronto como se fosse acabado de comprar. MAS NÃO ESTARÁ QUENTINHO.
E é aqui que entra o Forno.
Podes comprar o pão já
congelado (na padaria dos supermercados vendem congelados e pré-cozidos
para depois terminar em casa), ou te-lo acabado de comprar: molinho,
estaladiço, mas decepcionantemente frio. O truques não é apenas
colocá-lo no forno para aquecer, há que molha-lo antes, mas não falo em
encharcar. Molhas as mãos e passas pelo pão e colocas no forno a 200º
durante 5m (o forno tem que estar pré-aquecido, geralmente coloco no
máximo para aquecer, enquanto tiro o pão da arca e descongelo no
micro-ondas, depois baixo para 200º).
|
Congelado |
|
Depois de 16 segundos no micro-ondas e descongelado |
|
Já molhado e pronto para ir para o forno |
|
Já com a manteiga derretida e pronto para degustar. |