sexta-feira, 30 de junho de 2017

Xarope de Limão

A minha avó podou o limoeiro dela e eu decidi trazer limões para casa. Mas, sendo a exagerada que sou, trouxe um saco enorme cheio até à boca.

Depois de dar uns quantos, ainda assim fiquei com limões suficientes para um ano :)

Por isso lembrei-me de uma receita que vi numa colecção de livros que tenho - Colecção de Teleculinária - Livro 6º - Revista 275, página 6. E apaixonei-me pela receita!

Entretanto já fiz alterações, para a adequar mais ao meu gosto. Já ofereci uma garrafa porque provaram e adoraram.

A receita original é:

Ingredientes:

250 ml de água
800g de açúcar
250 ml de sumo de limão (cerca de 3 limões grandes e sumarentos, mas depende do sumo que tem o limão)

Mas como achei que a acidez do sumo não se notava muito bem decidi fazer algumas alterações e fiquei ainda mais satisfeita com os resultados.

150 ml água
800g de açúcar
350 ml de sumo de limão

Tirar a casca dos limões, só a parte amarela, para não ficar um travo amargo.

Num tachinho colocar o açúcar, a água e as cascas de limão, mexer bem, para que todo o açúcar absolva a água e não chegue a caramelizar. Vai fazer um género de chá de casca de limão. Deixar levantar fervura e ferver durante cerca de 5 minutos.

Entretanto, espremer os limões até atingir a quantidade desejada de sumo.

Desligar o lume e juntar o sumo de limão, coado, ao xarope. Engarrafar, ainda quente e deixar arrefecer antes de colocar no frigorífico. Eu deixo o meu no frio, mas não é necessário.

A medida ideal para mim é 1 parte xarope para 6 partes de água.

Nota: é possível coar o xarope já feito, mas como é espesso vai custar mais ou então se não se importarem nem é obrigatório coar.

Sem comentários:

Enviar um comentário