sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Ginjinha

Todas as receitas que tenho colocado no blog são receitas que conheço, que tenho feito várias vezes e que sei que resultam. Excepto esta!

Nunca tinha feito um licor antes, mas um cliente ofereceu-me uma caixa de lindas ginjas e mesmo depois de me empanturrar de fruta, achei que sobravam as suficientes para me aventurar a fazer ginjinha. 

E não é que resultou?!

Fiz uma pesquisa nos meus livros de culinária (que são bastantes) e depois de ler muito bem tudo o que diziam, decidi fazer à minha maneira :).

Ingredientes: 

1 kg de ginjas maduras mas rijas
1 l de aguardente bagaceira
750 g de açúcar amarelo
1 frasco (ou garrafa) de boca larga de cerca de 2l


Lavar bem as ginjas e retirar-lhes o pé. 

Dissolver o açúcar na bagaceira, o melhor possível. Não vai derreter todo, mas não há problema, com o tempo ele acaba por se misturar. 

Colocar as ginjas numa garrafa ou frasco de boca larga e juntar a bagaceira com o açúcar. Fechar bem e deixar repousar. 

Uma a duas vezes por dia, virar o frasco ao contrário para que o açúcar que está no fundo se vá dissolvendo. 

Depois de todo dissolvido é só esperar. 

Em cerca de 1 mês a minha estava pronta para ser consumida. 

O meu pai provou e achou-a muito boa. 

Está com uma cor linda!


Sem comentários:

Enviar um comentário