sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Alho

Eu adoro alho, por isso quando as pessoas se queixam e dizem: Está picante por causa do alho! Eu respondo com um grande sorriso: Eu sei! Não é maravilhoso?!

Às vezes exagero, mas com tanto filme sobre vampiros, temos que nos proteger :)

Se tenho que usar uma grande quantidade de alho fresco descascado, acabo por ir ao supermercado e faço aquilo que a conveniência me diz: compro já descascado.

Mas descascar alho não é difícil. Basta uma pequena (não é para esborrachar) pancada colocando a faca em cima do dente e dar um murro leve, para que seja muito mais fácil descascar sem que a pele se agarre. E se o quisermos laminar, com este método, ainda saem fatias de alho bonitas.

Mas, se vou usar as lâminas de alho em algo que vai ficar a marinar, nada como usar alho desidratado em fatias. Este tipo de alho, depois de re-hidratado, fica tal e qual. 
À esquerda: seco.À direita: Re-hidratado

Acho que todos conhecem e usam alho em pó. Óptimo tempero.

Também uso massa d'alho para temperar marinadas.

O alho, de alguma maneira, processado uso apenas em marinadas. De resto uso sempre alho fresco. E se quero que o alho esteja tão fino que só se note o sabor na comida, para isso uso um pilão e almofariz.

Um queijo fresco batido com alho fica horrível se trincarmos um pedacinho de alho.

Ou um patê de delícias do mar, com um dente de alho fica mais saborosa, mas não se pode encontrar absolutamente nada de alho, senão acaba por dominar o delicado sabor deste patê.

Bom uso do vosso alho, pois faz muito bem à saúde e é desinfectante.

Para quem não gosta do seu cheiro nas mãos, basta usar umas luvas :)


Sem comentários:

Enviar um comentário