quinta-feira, 7 de julho de 2016

Puré de Batata (especial)

Cá em casa as minhas batatas morrem de velhas e enrugadinhas. Não sou apreciadora de batatas. Mas este puré de batata, acho tão bom que para mim  até serve de prato principal e não de acompanhamento.

Tenho batatas em casa que a minha mãe comprou para mim, pois acha que devemos ter sempre batatas em casa. As minhas já estavam a chegar ao centenário e antes de ter que as enterrar tenho feito receitas com elas.

Já coloquei umas Batatas no Forno e agora este puré que aprendi há muitos e muitos anos atrás ao ver um programa da Delia Smith (Delia's How to Cook - 1998).

Nas fotos vão ver ingredientes para 4 doses, pois não estava a cozinhar só para mim, mas vou dar a receita apenas para 2 doses. Uma para consumir logo e outra para levar para o trabalho.

Ingredientes:

2 batatas grandes (cortadas em cubos para cozerem mais depressa)
2 dentes de alho
50g de margarina + 1 colher de sopa
100g de leite
Sal, pimenta e noz moscada


Começar por cozer a batatas em água (eu não tempero a água, prefiro temperar as batatas depois de passadas). E colocar a margarina e os dentes de alho descascados num tachinho na boca mais pequena do fogão e deixar os alhos cozinharem na margarina no mínimo por cerca de 10m. Até os alhos estarem macios. Chamam-lhe confitar (parece que os novos chefs aprenderam a cozinhar assim e não querem outra coisa).
 Depois de cozinhadas, usando o próprio passe-vite como escorredor, tiro a água às batatas e trituro-as juntamente com a manteiga e os alhos cozinhados. Passo tudo!
Tempero, agora sim, uso sal, pimenta branca e noz moscada e a colher de margarina que estava à parte. Mexo bem e vou juntando o leite. Pessoalmente gosto do puré mole e por isso coloco tanto leite, mas quem gostar mais tipo pasta é só ir colocando aos pouco, mexendo, até encontrar a consistência desejada.
E por fim é só deixar de lamber a colher (só mais uma vez) e servir. Antes que se acabe :)

Bom apetite :)

Nota: A conselho da O.S. podem juntar uma casca de limão na altura de juntar o leite e no final, umas gotinhas de limão.  Diz que fica muito bom. Eu ainda não testei, mas está na lista :) Obrigada O.S.

Sem comentários:

Enviar um comentário