terça-feira, 12 de julho de 2016

Comprar em doses

Hoje em dia já não se justifica o facto das empresas que produzem enlatados não terem reparado que há um nicho de mercado a preencher.

A quantidade de pessoas que cozinha apenas para um, ou vive sozinha, é enorme. E nem todos tem dinheiro disponível para deitar meia lata de grão fora porque se estragou no frigorífico (acontece a todos, abrir e esquecer que colocou no frigorífico, mal acondicionada).

Por isso, para comprar os produtos que uso corro Ceca e Meca.

Mas acabo por poupar pois o desperdício é muito pouco (para não dizer, nenhum).

Além de achar que o controlo das porções é muito importante. Se fizer uma lata de 400g de feijão sou capaz de ter 3 refeições em vez de 4, porque posso sempre repetir ou comer um pouco mais. Com uma lata pequena, isso acaba por não acontecer, pois são duas porções e mais nada

Por essa razão compro coisas doseadas.

Exemplos:

Vinho em garrafas pequenas (eu não bebo, mas recebo pessoas que bebem e não gosto de ficar com garrafas enormes meio cheias de vinho)


Compotas de Fruta (compro uns triângulos, como se fosse queijo, que me permite controlar as porções e poupar no doce que fica no frigorífico a ganhar bolor)

Fruta em calda (uma lata média dá para fazer uma sobremesa para 6 pessoas, mas se fizer uma sobremesa para 6 como-a toda, não que eu faça sacrifício, mas não pode ser)

Peito de frango (muito prático e uso para fazer saldas, especialmente no verão)

Leites de coco e evaporado (o leite evaporado em latas pequenas é óptimo para fazer uma espuma saborosa com o sumo das latas de fruta e gelatina - depois um dia coloco a receita. E quando faço caril, uso uma latinha pequena de leite de coco. Não preciso fazer para uma família e congelar. Se bem que congela muito bem e fica óptimo aquecido)

Leguminosas (estas são as mais importantes. Compro grão, feijão, lentilhas, ervilhas, milho, cogumelos)
Na foto faltam as lentilhas, que já tinham acabado)
Já aqui falei do tomate que compro, por isso não me vou repetir.

Infelizmente, em comparação, acabam por ser mais caros, mas por outro lado, o desperdício é muito menos. Mas sinceramente, ainda não entendi porque.


Sem comentários:

Enviar um comentário