quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Peixe no Forno

Eu adoro cozinhar no forno, pois é daquelas comidas que se prepara e depois de estar no forno temos que estar pouco atentos a ela.

E mesmo de verão, como não fico na cozinha, gosto de cozinhar no forno. Não me preocupa o calor que gera.

Este peixe é receita da minha mãe. Aprendi este tempero com ela e serve para quase tudo. Peixes e carnes escuras e até coelho.

Aqui na minha zona, vendem os rabinhos de perca mais baratos que as postas (acho que é porque as pessoas preferem as postas e eles tem mais dificuldade em vender o rabo da perca) e eu prefiro-os. No forno ficam espectaculares.

Ingredientes:

1 rabinho de Perca (pode ser posta)
3 dentes de alho
1 colher de sopa de manteiga
3 cebolas roxas (porque eu prefiro cebola assada que batata)
3 batatas
2 colheres de sopa de óleo
sal
100 g de polpa de tomate
1 colher de sopa de manteiga

Num almofariz, colocar os dentes de alho, sal e um pouco de óleo e triturar os alhos até fazer uma pasta.

Juntar 2 colheres de sopa da polpa de tomate.

Esfregar o peixe com esta pasta.

Descascar as batatas e as cebolas, cortar as batatas em oitavos e as batatas em quartos e colocar tudo no tabuleiro. Esfregar tudo com o resto da pasta de alho, sal, óleo e tomate.

Colocar mais duas ou três colheradas de molho de tomate por cima, umas nozinhas de manteiga e levar ao forno a 180º durante cerca de 40 minutos. A meio da cozedura, virar o peixe para dourar por igual.

E está pronto.

Sem comentários:

Enviar um comentário