segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Esparguete Cor-de-Rosa

Quando vim estudar para Lisboa, fui viver para casa de uma senhora que tinha sido cozinheira de algumas pessoas bem famosas e realmente ela cozinhava que era uma maravilha. Ainda aprendi uma série de truques com ela. Foi com ela que aprendi a fazer este esparguete.

Este esparguete é diferente pois é cozido em leite e água de cozer os camarões, o que o torna diferente, mas muito saboroso.

Ingredientes: 

200 g de esperguete
300 g de camarões com casca, crus
200 ml de leite
1 colher de sopa de margarina
1 colher de sobremesa de pasta de tomate
1/2 cebola
1 cubo de caldo de marisco

Cozer os camarões em cerca de 300 ml de água, deixar arrefecer um pouco e descascar. Triturar as cascas no passe-vite (já testei triturar na Bimby mas não ficou tão bom) e juntar o molho que sai com a água de cozer os camarões. Vai ficar uma água opaca, rosada e muito aromática.

Cortar a cebola bem picadinha e juntar à margarina derretida até ficar transparente. Adicionar a pasta de tomate (também pode ser um tomate fresco sem sementes nem pele ou um pouco de calda de tomate).

Adicionar a água em que cozeu os camarões e o caldo de marisco. Assim que o caldo estiver derretido juntar a leite, deixar ferver (não vai transbordar quando ferver, como acontece quando está a ferver leite no fogão) e colocar o esparguete para cozer.

Ir mexendo com frequência pois tem tendência a colar ao fundo do tacho, se for necessário, acrescentar um pouco de água a ferver para que a massa fique com um molho cremoso).


Juntar os camarões apenas para os reaquecer (pode até ser já com o fogão desligado) e servir.

O melhor é servir com um garfo e colher num prato fundo para se apreciar o molho todo.

Nota: quando só tenho a água de cozer camarão (eu congelo a água sempre que cozo camarão) no final junto umas delícias-do-mar cortadas em cubos pois também fica bom.

Nota 2: Não é um prato muito glamouroso mas por ser diferente e tão saboroso é o meu prato "assinatura". 

Sem comentários:

Enviar um comentário