quarta-feira, 14 de março de 2018

Descongelar a Arca

Como disse aqui neste post, antes de fazer compras grandes descongelo e limpo a arca. 
Vou mostrar como o faço, pois pode ser útil a mais pessoas. 

Primeiro, desligar a arca da tomada (nãooooo, nunca me esqueci desse pormenor e fiquei a pensar: mas porque raio isto hoje não descongela?!!!). 

Tirar as gavetas, porque a minha é de gavetas, mas se for horizontal, tirar tudo o que lá estiver dentro. Escolher o que é para ficar e o que é para deitar fora (acontece isso porque às vezes tenho preguiça de fazer a rotação e depois o dinheiro voa-me do bolso - é bem-feita, para aprender!).

Num alguidar que caiba dentro da arca (mesmo que seja horizontal, fazer dentro de um alguidar) colocar água a ferver, meter o alguidar dentro da arca e fechar a porta. Cerca de 30 minutos depois trocar a água e voltar a repetir o processo mais duas ou 3 vezes.

NUNCA usar a faca ou algo afiado para tirar o gelo mais depressa, arriscas-te a furar algo, sair o gás e lá se vai uma arca.

Eu ponho as minhas gavetas na banheira da casa-de-banho e coloco por cima um pára-sol do carro. É um bom isolante. Aguenta a temperatura durante umas horas.

Depois de descongelado, apenas limpo com papel absorvente, para que não fique húmido. Em casa uso muito o vinagre como desinfectante e um dia tive a bela ideia de usar vinagre para limpar o interior da arca. PÉSSIMA ideia 😃.

Se a arca tiver no fundo um buraco para a drenagem é óptimo, mas mesmo assim aconselho a colocar umas toalhas de banho velhas pois, de certeza, que vai escorrer água para o chão.

Se não tiver buraco de drenagem, então tens mesmo que colocar toalhas e jornal no chão para absorver toda a água que descongelar.

Obviamente, se a tua arca (eu também tenho uma assim) for NoFrost, não terás que fazer nada disto, basta tirar as prateleiras, deixar à temperatura ambiente por uma hora e lavar. Depois limpar muito bem para não ficarem húmidas e está pronta.


Sem comentários:

Enviar um comentário