segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Candied Bacon

No Domingo, decidi fazer um doce para uma amiga que não gosta de bacon (não gostava!). Essa herege! :)

O Americanos fazem um bacon no forno com xarope de Acér (ou bordo) e açúcar amarelo que fica um maravilha. São uma guloseima muito apreciada, quer por mim, quer por quem prova a primeira vez.

Ao longo do tempo fui apurando a minha versão a partir das muitas que há na net e da minha própria experiência.

Para 1 pessoas:
2 fatias de bacon grossas
1/2 colher de sopa de Xarope de Acér
1 colher de sopa de açúcar amarelo

Antes de mais, forrar o tabuleiro com papel de alumínio pois isto faz um chiqueiro desgraçado e ninguém quer andar a tirar açúcar queimado do fundo do forno.

Colocar as fatias de bacon sobre uma grelha e levar ao forno quente durante 10/15m.

Virar as fatias e cozinhar do outro lado mais 5/10m.

Retirar do forno, cuidado que estão quentes, e pincelar o xarope de ambos os lados, voltar a colocar sobre a grelha e espalhar açúcar amarelo por cima.

Vai de novo ao forno, por mais cerca de 5m, ou até o açúcar derreter e caramelizar um pouco. Mas temos que ficar atentos, pois queima rapidamente.

Deixar descansar depois de sair do forno. Açúcar quente é uma autentica lava e faz queimaduras gravíssimas, nada de ser guloso antes do tempo.

Nota: Eu, pessoalmente, prefiro usar Golden Syrup com sabor a Maple Syrup por ser mais espesso e agarrar-se melhor ao bacon, mas é uma questão de preferência, o verdadeiro é feito com Xarope de Acér.

Sem comentários:

Enviar um comentário