sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Bacalhau à Gomes de Sá

Depois de ter mostrado como congelo bacalhau, decidi aproveitar a quantidade enorme que tinha para fazer um Bacalhau à Gomes de Sá, mas deixar descongelar uma posta de bacalhau ainda leva tempo e eu tinha fome na hora :).

Uma coisa que geralmente tenho congelada, na arca, são as migas de bacalhau (quer dizer... bacalhau não, paloco. Porque as migas de bacalhau são carissímas). Além de se descongelarem rapidamente também dessalgam com rapidez - só vantagens!

Ingredientes para 2 refeições:
250g de Paloco desfiado e dessalgado
2 batatas
1 cebolas pequena (mas não microscópica)
2 dentes de alho
1 folha de louro
pimenta branca e sal
2 ou 3 ovos
Azeite
Azeitonas pretas e salsa

Cortam-se as batatas e as cebolas às rodelas e lamina-se o alho.

Dentro de uma panela com água fria coloco-se as batatas e os ovos para cozerem. Só depois da água estar a ferver é que ponho sal nas batatas. 15 minutos depois, quando estiverem quase prontos, junto o paloco que em 2 ou 3 minutos está cozinhado.

Entretanto aqueço cerca de uma chávena de café de azeite e com a folha de louro. Depois de quente deito os alhos e a cebola até alourarem, mas sem queimar. O fogo deve estar no mínimo.

Por fim é só acrescentar as batatas e o bacalhau (depois de escorridos) ao azeite e misturar bem, mas com cuidado para não se partirem as batatas, e temperar com pimenta branca.

Cortar os ovos em rodelas, polvilhar com salsa picada e está pronto a servir. Eu não tinha salsa, mas não foi por isso que não ficou saboroso :)

Sem comentários:

Enviar um comentário