quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Tiras de Pota Fritas

Para mim, umas tiras de pota fritas são um petisco. Podem no entanto, juntamente com um arroz de tomate, servir de refeição principal. E mesmo frias, no dia seguinte, podem ser levadas para o trabalho, na marmita, sem que por isso perca qualidades.

Mas não há como umas tiras de pota, com uma tacinha de maionese bem temperada, para ir molhando e tudo acompanhado de um enorme copo de chá gelado!!!

E claro, uma boa conversa!

Sinceramente não me lembro de onde tirei a receita. Lembro que tinha farinha de trigo e cerveja e eu alterei para farinha de milho e água gaseificada. De resto deve ser a mesma... DEVE!!!

Ingredientes: 
-Para o polme
1 ovo
200ml de água gaseificada bem gelada
150g de farinha de milho
sal fino
pimenta branca
olho em pó
coentro secos picados (ou frescos)

- Para a pota
400g de pota (se estiver congelada, deixar descongelar) - podem ser até 1kg de pota
sumo de 1 limão (ou no meu caso, que não tinha limões, sumo de limão de garrafa)
2 dentes de alho esmagados (ou uma colher de chá de pasta de alho)
pimenta branca
sal fino

Óleo para fritar

Primeiro temos que temperar a pota e deixa-la tomar gosto por, pelo menos, uma hora. A água da descongelação da pota não se aproveita. 

Na hora de cozinhar, colocar o óleo a aquecer. Eu uso um wok pequeno, mas até uma frigideira funda serve. 

Separamos a gema da clara do ovo e batemos a clara em castelo.
Batemos o resto dos ingredientes, até ficar um polme liso. Uma vara de arames ajuda, eu uso o Speedy Chef da Tupperware. Muito prático e o polme fica perfeito.
Picar as ervas aromáticas. E, por fim, juntamos ao polme.
Eu pico com uma tesoura, num copo!
Depois: ir passando as tiras de pota no polme, até ficarem totalmente cobertas e colocá-las a fritar no óleo bem aquecido.
Fritam até ficarem douradas. Não precisa muito tempo. E escorrem-se em papel, para não ficarem gordurentas. E estão prontas!
Prontas para picar :)!







Sem comentários:

Enviar um comentário