Demora tempo, mas nem por isso dá muito trabalho. Meia dúzia de etapas, as quais não precisam ser acompanhadas de perto e temos uma refeição saborosa, agora que o Outono se aproxima e que dá para congelar e levar para o trabalho e aquecer no micro-ondas.
Até acho que depois de aquecida fica mais saborosa.
Ingredientes:
500g de grão
1 mão de vaca
1 fatia de entremeada
1/4 de chouriço
1/2 cebola
1 dose de molho de tomate (no caso de não fazer, 200g de tomate em lata e mais 1/2 cebola)
1 folha de louro
sal
azeite
No dia anterior, colocar o grão de molho com uma mão cheia de sal. A mão de vaca pode ser cozida no dia anterior, ou no próprio dia de manhã. Ainda demora um pouco, cerca de 30 a 45 minutos na panela de pressão, depois de ganhar pressão. Deve ser cozida com água, não necessita estar coberta e um pouco de sal.
Antes de ser demolhado |
Depois de estar demolhado |
Deve deixar-se perder a pressão naturalmente.
Quando compro a mão de vaca, no talho, peço logo para a cortarem ao meio, tirarem os ossos grandes e darem uns golpes.
O grão também pode ser cozido no dia anterior. Se colocar o grão de molho de manhã, à noite pode cozê-lo. Ao fim de cerca de 30 minutos, verificar se se encontra cozido. Depende do tamanho e da qualidade.
Depois é quase apenas como uma montagem. Toda a parte difícil está feita.
Picar a cebola e juntar, num tacho com o fundo coberto de azeite, a entremeada cortada em tiras, o chouriço em rodelas, a folha de louro e o tomate. Tenha em atenção que a mão de vaca e o grão já foram cozidos com um pouco de sal. Verificar no final, depois de apurado.
Não costumo fazer refogado, tudo é colocado na panela em frio.
Logo a seguir junto a mão de vaca cortada em pedaços pequenos (mas grandes o suficiente para se sentir na boca) e um pouco da água da cozedura mas não muita porque é esta água que lhe dá a consistência gelatinosa.
E por falar em consistência gelatinosa: se cozeu a mão de vaca no dia anterior e esta arrefeceu, dentro da panela estará um bloco gelatinoso, basta aquecer de novo que logo derrete e pode tirar a mão facilmente.
Depois de tudo colocado na panela é só ir verificando a consistência e adicionar mais água de cozer o grão (se estiver muito gelatinosa) ou água de cozer a mão de vaca (se estiver muito líquida).
Cerca de 30 minutos a apurar e está o almoço feito. E o almoço do dia seguinte. E umas duas ou três doses para congelar. A não ser, claro, que tenha familiares comilões! E aí, tem sorte se tiver para a marmita do dia seguinte.
Eu, pessoalmente, não gosto de picante, mas para quem aprecia, na hora em que coloca os ingredientes no tacho, pode juntar um pouco de piri-piri.
Sem comentários:
Enviar um comentário