quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Arroz de Bacalhau

Já aqui tinha dito que quando era miúda havia certos almoços que a minha mãe fazia, que por serem práticos e baratos se repetiam algumas vezes na minha casa. 

Ainda hoje, são refeições que me confortam. Lembro-me de, em pleno inverno, no Algarve, naqueles dias gelados mas sem nuvens, de pegar no meu pratinho e vir sentar-me no quintal, abrigada do vento, a apanhar sol e a "degustar" esta iguaria. 

Por isso, deixo mais uma receita para confortar o estômago nos dias mais frescos. 

Ingredientes: 

2 ovos
1/2 cebola cortada em cubos
2 dentes de alho
100g de polpa de tomate
4 colheres de sopa de azeite
2 postas de bacalhau demolhado (das partes mais finas do bacalhau)
sal
arroz vaporizado
água quente
coentros

Colocar o azeite num tacho e deixar refogar a cebola e os alhos. Juntar a polpa de tomate e deixar apurar um minutinho. Adicionar o sal. 

Juntar o bacalhau demolhado depois de tirar as peles e as espinhas e o desfiar em pedaços grandes para os sentir enquanto estiver a comer.

Juntar água a ferver, o arroz (para mim, já tenho uma medida especifica para duas refeições) e  deixá--lo cozer.
O meu arroz coze em 20m, por isso próximo dos 15m de cozedura, parto dois ovos para dentro do caldo e deixo-os escalfar. 
Polvilhar com uns coentros picados e servir.

Eu como com uma colher, para não perder nada daquele molho saboroso. 

No dia seguinte, também está muito bom, mas deixou de ser malandrinho. 


Sem comentários:

Enviar um comentário