sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Frango Agridoce

Domingo sim, Domingo não, tenho um casal amigo a almoçar em minha casa.

Nesses dias gosto de fazer alguma coisa mais elaborada. Claro que também houve alturas em que me esqueci completamente e fiz arroz de tomate com rissóis congelados :).

A Laide é muitas vezes a minha cobaia.  Devo dizer que foi uma amizade que ia morrendo antes mesmo de nascer. Quando nos conhecemos, no auge da crise das vacas loucas, achei por bem dar-lhe uns bifinhos de peru grelhados, pois podia não comer carne de porco e com as noticias, não sabia se comeria carne de vaca. Ela DETESTA carne de peru!!!! Não foi lá uma grande primeira impressão, a não ser que contem as impressões negativas :). Mas ultrapassamos isso e hoje somos grandes amigas.

Ambas gostamos muito de comida chinesa. E uma coisa que gosto bastante é de carne de porco agridoce.

No Algarve, há um supermercado inglês, o Iceland, que tem um molho que eu gosto muito, porque me lembra os molhos da comida agridoce que comemos no chinês aqui perto de minha casa.

Esta receita foi inventada a partir das minhas visitas ao restaurante chinês. E já fiz mais que uma vez e não me parece nada mal.

Ingredientes:

500g de peito de frango
1/2 pimento verde
1 colher de sopa de molho de soja
1 pedacinho de gengibre
Farinha de milho
1 ovo
sal, pimenta branca e gengibre em pó
6 fatias de ananás em calda
1 cebola em gomos (opcional)
1 cenoura em palitos (opcional)





Eu semi-congelo os peitos de frango, pois acho mais fáceis de cortar em pedaços. A carne não fica completamente dura, mas fica mais fácil de manusear.

Corto o frango em pedaços pequenos o suficiente para comer tudo com uma garfada. Tempero com sal fino, pimenta branca, gengibre em pó e o molho de soja e deixo a ganhar gosto enquanto preparo o resto.

Ponho óleo, numa frigideira grande,  a aquecer.

E a seguir bato o ovo e despejo em cima da carne, podia por um bocadinho de cada vez dentro do ovo e depois rolar na farinha, mas não tenho tempo para essas frescuras! Mexo a carne com o ovo para cobrir bem.

Num saco plástico colocar um bocado de farinha de milho (pode ser de trigo, eu é que prefiro milho) e ir metendo pedacinhos de frango envolvidos em ovo lá para dentro, cobri-los muito bem com a farinha e ir pondo no óleo quente para fritar.

Ou então: escorrer o ovo do frango e meter o frango todo dentro do saco de farinha. Ter cuidado para que todos os pedacinhos fiquem bem cobertos e usando uma peneira grossa, despejar o conteúdo do saco la para dentro, peneirar e ir pondo na frigideira.

Depois de bem fritinhos e douradinhos, escorrer num papel.

Entretanto vamos preparando o resto:

Cortar o pimento em pedaços. Se usar cebola, cortar em gomos grossos e a cenoura em palitos.

Cortar cada fatia de ananás em 8 pedaçinhos e não roubar nenhum à receita :).


Aquecer uma colher de sopa de óleo no wok. Fritar o pimento (cebola e cenoura também) e o ananás por uns 5 ou 6 minutos e juntar o frango. Juntar o pedacinho de gengibre cortadinho em tririnhas finas ou para quem como eu não gosta de encontrar os pedacinhos fibrosos, espreme-lo no esmagador de alhos. Misturar tudo e acrescentar o frasco de molho agridoce. Limpar o frasco com um bocadinho de água e juntar também a água. Deixar apurar uns 2 ou 3 minutos e está pronto a servir.

Geralmente é servido com arroz chau-chau ou mesmo arroz branco. Mas estava tão farta de arroz que fritei batatas e soube-me como se fosse ambrósia :)





Sem comentários:

Enviar um comentário