quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Congelar Pizza

Como tenho estado adoentada e não tenho cozinhado nada que seja publicável. A não ser que alguém goste de arroz gosmento e bifes de peru grelhados sem condimentos, a não ser sal e limão.

Por isso deixo uma dica que me dá muito jeito.

Quando encomendo pizza acaba sempre por sobrar. Porque se for para dois, uma pizza pequena não nos chega. E uma pizza média, geralmente tem outra de oferta. Se pedirmos duas pequenas, fica ao mesmo preço (até mais) que a média, por isso há que saber o que fazer com o resto.

Primeiro corto a pizza com uma tesoura, em 8 pedaços e não 6 como manda a empresa das pizzas. Afinal quem sabe a quantidade de fatias de pizza que quer sou eu :)


Depois coloco duas fatias em cada caixa de plástico. Geralmente uma fatia de cada tipo de pizza.

E depois de bem acondicionadas, são fechadas e colocadas na arca.

Para descongelar, costumo fazê-lo à temperatura ambiente. Tiro de um dia para o outro. Mas em cima da bancada da cozinha, fora da caixa de plástico, separadas e em cima de um pedaço de papel de cozinha, descongelam rapidamente.

Para aquecer (e é aqui que entram os anos de prática de solteirice):

A melhor fora de aquecer pizza é numa frigideira. Coloco uma colher de chá de água no fundo da frigideira e esfrego a pizza na água depois de quente e deixo aquecer a fatia. Por incrível que pareça, a pizza fica super crocante.

Para aquecer uma ou duas fatias, é a melhor opção, mas se quisermos aquecer o resto da pizza que sobrou, nada como fazê-lo no forno.

Pré-aquecer o forno a cerca de 180º e depois de quente colocar, na prateleira do meio, a pizza. Em cerca de 10 minutos está pronta.

Mas também pode ser que seja para levar para o trabalho e ai... bem, posso dizer que pizza aquecida no micro-ondas, come-se!!!

Eu tiro directamente da arca de manhã e vai descongelando lentamente até ser hora de almoço.

Estando em casa, poderia descongelá-la no micro-ondas, usando a dica que expliquei aqui para o pão.

Mas estando já descongelada, o melhor é pô-la no micro-ondas com um copinho de água
 quente lá dentro, para que não seque.

As moléculas de água aquecem e evaporam-se e há que compensar tendo uma outra fonte de humidade dentro do micro-ondas.

Como disse: come-se e mata a fome! Mas não é nenhum pitéu gastronómico.

Outra alternativa é comê-la fria :).



Sem comentários:

Enviar um comentário