sexta-feira, 10 de junho de 2016

Alface

Todos devemos comer fruta e vegetais a todas as refeições. Sabemos disso, mas se comprarmos uma alface, mesmo comendo alface a todas as refeições (o que se torna monótono e todos gostamos de variar) vai acabar por se estragar.

Por isso temos que a preparar para que dure. E felizmente é fácil.

A mim, uma alface grande dura cerca 6/7 dias, pois vou alternando com salada de tomate ou pepino.

Deixá-la dentro do saco não é alternativa, ao fim de 1 ou 2 dias, as folhas começam a ficar com pontas castanhas. Mas com 5 minutos de preparação por semana, temos alface sempre fresca.

Eu lavo a minha alface em água corrente apenas. Há quem deixe de molho com vinagre ou com lixívia. Eu prefiro retirar as folhas todas, coloca-las num dos lados do lava-loiça e ir lavando em água corrente e ir colocando na outra cuba do lava-loiça. Depois é só secar e guardar. Mas com umas condicionantes.
O que uso: a alface (claro!), o escorredor, as caixas de plástico e papel de cozinha
Portanto, como disse, lavo a alface debaixo de água corrente.
Por lavar do lado esquerdo e lavadas do lado direito.
E escorro na minha centrifugadora de saladas. Até estar bem seca. Não coloco muitas folhas de cada vez para não as magoar. Uma folha apertada é mais fácil de se estragar.
Depois estendo papel de cozinha em cima da bancada e vou colocando folhas de alface, enrolo e acondiciono dentro de uma caixa de plástico, mas sem apertar.
Prontas e guardadas no frigorífico.


2 comentários:

  1. Olá Bolacha Maria. Em 1º lugar, se me permites a sugestão, acho que poderias mudar o nome do teu blog. Porquê dicas para solteiros? Eu sou casada, e as tuas ideias também podem ser utilizadas por mim.
    Acabei de testar o "armazenamento" da alface que comprei hoje e amei. Realmente foi fácil e rápido.
    Até tirei foto da alface já condicionada para publicar aqui, a comprovar como realmente é facil, mas nao dá para postar fotos.
    SS

    ResponderEliminar
  2. Olá SS, a principal intenção do blog é receitas para uma pessoa e dicas sobre o que fazer com doses de alimentos produzidos para uma família. Mas claro que fico contente que as dicas te sirvam.

    ResponderEliminar